A EMPRESA |  PRODUTOS |  ORÇAMENTO
 
  < VOLTAR < HOME
 
     
   

 

Sulfato de Alumínio
FISPQ -FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS
Data de revisão: 18/08/08

1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA
Nome do produto: Sulfato de Alumínio
Nome da empresa: D`HERMON ESSÊNCIAS IND. COM. LTDA.
Endereço: R. José Francisco da Silva, 73 Pq. Industrial Fritz Berzin – N.O./SP - CEP: 13.460-000
Telefone da empresa: (19) 3466-8888
E-mail: dhermon@dhermon.com.br

2- COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES
Substância
Nome químico comum ou nome genérico: Sulfato de Alumínio Hidratado
Sinônimo: Alúmen
Registro no Chemical Abstract Service (nCAS) 10043-01-3
Fórmula: Al2 (SO4)3
Ingredientes que contribuam para o perigo: Não apresenta perigo, pois não é classificado como produto perigoso.

3- IDENTIFICAÇÃO E PERIGOS
O Sulfato de Alumínio existe na forma de pó ou cristal inodoro que varia do branco ao cinza. É acidífero (especialmente quando em contato com umidade) e pode causar severa irritação nos olhos, pele ou aparelho respiratório. Pode causar danos ao fígado e aos rins se ingerido e apenas 30 gramas do produto já causou morte.
Órgão alvo: Aparelho respiratório, pele, olhos, aparelho gastrointestinal, fígado e rins.
- Via primária de entrada: Inalação, ingestão, contato com a pele ou olhos.
- Efeitos agudos locais: Ingestão: pode cuasar servera irritação do aparelho gastrointestinal, úlcera e hemorragia, devido a formação de ácido sulfúrico, cãibra, náuseas, necrose da gengiva, perda da coordenação e possível morte. Foram verificadas danos nos fígados e rins de animais, mas não se sabe se o mesmo ocorre em humanos.
Inalação: irritação do aparelho respiratório.
Contato com a pele: severa irritação pode causar se a pele estiver úmida.
Contato com os olhos: irritação (principalmente devido à formação de ácido sulfúrico em contato com a umidade dos olhos)
Teor cancerígeno: LARC, NTP e OSHA não mencionam o Sulfato de Alumínio como sendo cancerígeno.
Condições médicas agravadas após longo período de exposição: causa enfermidade dos rins.
- Efeitos crônicos: Não há registro de efeitos agudos crônicos.
SULFATO DE ALUMINIO ISENTO DE FERRO SÓLIDO.
- Outros: Estudos mostram um aumento de incidência de recém-nascidos com “pés tortos” de mães que foram exposta ao Sulfato de Alumínio durante a gravidez. O Alumínio é alojado e retido pelos ossos (especialmente em casos de insuficiência renal ou omissão da função renal).

4- MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS:
Medidas de primeiros socorros:
Inalação: Colocar a pessoa ao ar livre para respirar ar fresco e fornecer suporte respiratório se necessário.
Contato com a pele: Retirar imediatamente roupas e sapatos contaminados. Lavar a ela com água em abundância, por pelo menos 15 minutos. Lavar a área exposta com água e sabão, se a pele ficar avermelhada com sinais de irritação ou com bolhas, consultar um médico.
Contato com os olhos: A vitima não deve de forma alguma esfregar os olhos ou mantê-los fechado. Ela deve levantar as pálpebras suavemente e lavar os olhos imediatamente com água abundante pelo menos 15 minutos. Consultar um médico ou oftalmologista se a dor ou a irritação persistir.
Ingestão: Não administre nenhum medicamento oral a uma pessoa que se encontra desmaiada ou com convulsão. Contate um clinica de controle de veneno. A vitima já em estado consciente, deve tomar um a dois copos de água para diluir a ingestão, a menos que a clínica de controle de veneno recomente outra atitude. Não induza ao vômito, após os primeiros socorros, procure suporte médico apropriado.
Notas para o médico: Função cardiovascular e suporte respiratório. O vomito em abundância pode provocar severa desidratação e desequilíbrio eletrólito, o qual precisa ser enfrentado com uma infusão de soluções apropriadas.

5- MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO:
- Ponto de efusão: Não inflamável.
- Temperatura de auto: Ignição inflamável.
- LEL:
UEL: Nada verificado.
- Meios de extinção apropriados: Use agentes adequados para o fogo circundante.
- Incêndio fora do comum:
- Riscos de explosão: Nada verificado.
- Pontos de combustão: Óxido sulfúrico.
- Métodos particulares de intervenção: Não permita que a água escoada oriunda do fogo se dirija ao esgoto ou canais de escoamento.
- Equipamento para controlar o incêndio: Como o fogo pode produzir produtos tóxicos devido a de decomposição termal, deve-se usar uma roupa especial provida de um dispositivo que libere ar automaticamente ao toque de um botão tipo “aperte aqui”, no texto designado como SCBA.

6- MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO
- Procedimento contra derramamento ou vazamento: Notificar o pessoal da segurança, isolar e ventilar a área, proibir a entrada no local e ficar contra o vento. O pessoal da limpeza deve ser protegido contra inalação e contato com a pele e olhos.
- Pequenos derramamentos: Retirar cuidadosamente com pás ou com aspirador (com filtro apropriado) e colocar recipientes apropriados. Não varra.
- Grandes derramamentos: Lavar o local com água para posterior recuperação ou disposição. Não direcione a água para o esgoto ou canais de escoamento. Com um pano úmido, remova todo o resíduo com uma solução diluída de bicarbonato de sódio.
- Condições regulares: Seguir as condições aplicáveis à OSHA (29 CFR 1910,120)

7- MANUSEIO E ARMAZENAMENTO
- Manuseio:
Medidas técnicas:
Precauções para manuseio seguro: Use somente PPE apropriado para prevenir irritação.
- Armazenamento:
Medidas técnicas apropriadas:
Condições de armazenamento: Armazene em um local fresco, seco e bem ventilado. Longe dos alcalinos e outros metais (especialmente na presença de umidade).
O Sulfato de Alumínio em solução não deve ser armazenado em recipientes metálicos e não deve ter contato com váluvas ou tubulações de metal devido ao seu poder corrosivo.

8- CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL
- Controles de engenharia: Fechar todas as passagens possíveis para prevenir a dispersão de poeira no local de trabalho.
- Ventilação: Prover sistemas de ventilação geral ou local para manter os níveis de partículas transportadas elo ar abiaxio do OSHA. O sistema de ventilação local é preferível, porque evita a dispersão de contaminação na área de trabalho porque é controlada na fonte.
- Controles administrativos: Prever exames médicos periódicos dos trabalhadores expostos, dando ênfase à pele, aparelho respiratório, fígado e rins.
- Proteção respiratória: Procure conselho profissional antes de escolher as máscaras respiratórias, siga os regulamentos da OSHA sobre as mascaras (29 CFR 1910, 134) e se necessário, use uma mascar que tenha sido aprovada pelo MSHSA/NIOSH, escolha a mascara com base em sua confiança para proporcionar proteção adequeda ao trabalhador para determinadas condições de trabalho, grau de contaminação por transporte, pelo ar e presença suficiente de oxigênio. Para operações de emergência ou fora do comum (limpeza de derramamentos, recipientes de reatores ou tanques de armazenagem) use uma roupa SCBA.
- Atenção: Máscaras purificadoras de ar protegem os trabalhadores em ambientes com deficiência de oxigênio. Se as máscaras forem usadas, OSHA requer um programa de proteção respiratória por escrito que deve incluir: certificação médica, treinamento, teste de ajuste, monitoramento periódico do meio ambiente, manutenção, inspeção, limpeza e áreas sanitárias convenientes.
- Roupas e equipamentos de proteção: Use luva de proteção contra os produtos químicos, botas, aventais e um tipo de luvas fortes e rústicas com punho largo e comprido para prevenir o contato prolongado e repetido da pele. Materiais que são convenientes para PPE: borracha butilica, neoprene, borracha de carbonato de flúor, borracha nítrica, cloreto de polivinil e cloreto de polietileno. Use óculos especiais de proteção ou óculos de segurança química, de acordo com os regulamentos de proteção dos olhos e da face OSHA (29 CFR 1910,133), lentes de contato não são dispositivos de proteção dos olhos e , ao invés dela, deve ser usada uma proteção apropriada ou em conjunção com elas.
- Área de lavagem e segurança: Deve haver, em caracter de emergência, áreas para lavagem dos olhos, duchas rápidas e facilidades de lavagem no local de trabalho.
- Equipamentos contaminados: Separa as rouas de trabalho contaminadas das outras rouas. Lavá-las antes de reutilizá-las. Remover o Sulfato de Alumínio dos sapatos e limar o equiamento pessoal de proteção.
- Recomendações: Nunca coma, beba, ou fume nos locais de trabalho, tenha uma boa higiente antes de comer, fumar, usar o banheiro ou aplicar cosméticos.

9- PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS
Estado físico: Sólido.
Aparência: Pó ou cristal indo do branco ao cinza.
Odor: Inodoro.
pH: 3 à 4 (2 à 10% da solução)
Fórmula do peso: 342.14
Densidade: (H2O = 1 à 4ºC): 2.71 à 77ºF (25ºC)
Solubilidade em água: 36,4% à 68ºF (20ºC)
Outras solubilidade: Solúvel em ácidos diluidos, insolúvel em álcool.
Ponto de derretimento: 1.418ºF (770ºC)
Índice refrativo: 1.47
Pressão de vapor: 0 mmHg à 68ºF (20ºC)

10- ESTABILIDADE E REATIVIDADE:
Reações perigosas:
- Condições a evitar: Evitar contato com ácidos.
- Informações adicionais: Produto estabilizado.

11- INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS:
- DBO / DQO: Não disponível.
- Toxidade para peixes: Pode provocar a morte de peixes, dependendo da extensão do vazamento.
- Biodegradação: Não disponível.
- Inibidor de atividade bacteriológica: Provoca rápida redução do pH do meio.

12- INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS
- Evitar contaminação do solo e cursos d’água
- Os resíduos do produto deverão ser tratados conforme legislação em vigor.

13- CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO:
Os resíduos deverão ser dispostos conforme especificado pelo Órgão de Controle Ambiental Local.

14- INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE:
Transporte rodoviário:
Nome do carregamento: Sólidos corrosivos
Tipo do risco: 80
Número de identidade: 1759
Grupo de embalagem: III
Etiqueta: Corrosivo.

15- REGULAMENTAÇÕES
- Validade 48 meses a contar da data de fabricação que está indicada no laudo de analise que segue juntamente com o produto.
- Estocar em local seco e arejado sob estrado elevado do solo, em pilhas de 1,5 m de altura em sua embalagem original fechada.
- Manter as embalagens fechadas, fora do alcance de crianças e animais, em contato com os olhos lave-os com muita água corrente e procure imediatamente um médico.

16- OUTRAS INFORMAÇÕES:
As informações contidas neste impresso baseiam-se nos conhecimentos e experiências técnicas atuais.
Os compradores não ficam isentos de testes e experiências próprias, tendo em vista o grande número de influencias (estímulos) que possam eventualmente surgir no processo de transofrmações e aplicação de nossos produtos. Estas informações implicam na garantia legal quanto a determinadas propriedades de adequação do produto para um uso especifico.
Eventuais infrações de direitos de proteção, bem como de leis e normas vigentes serão de inteira e exclusiva responsabilidade do comprador.




 
  Cadastre-se e receba novidades via e-mail:
 
Nome E-mail
vendas@dhermon.com.br
Copyright | Política de Privacidade
Atendimento Online