A EMPRESA |  PRODUTOS |  ORÇAMENTO
 
  < VOLTAR < HOME
 
     
   

 

Butil Glicol
FISPQ -FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS
Data de revisão: 30/07/08

1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA
Nome do produto: Butil Glicol
Nome da empresa: D`HERMON ESSÊNCIAS IND. COM. LTDA.
Endereço: R. José Francisco da Silva, 73 Pq. Industrial Fritz Berzin – N.O./SP - CEP: 13.460-000
Telefone da empresa: (19) 3466-8888
E-mail: dhermon@dhermon.com.br

2- COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES
Substância
Nome químico comum ou nome genérico: Etileno glicol mono butil éter
Sinônimo: n-Butoxy etanol, Etileno glicol n-butil éter, Éter monobutílico do etileno glicol. Butil Cellosolve
Registro no Chemical Abstract Service (nCAS) 111-76-2
Ingredientes que contribuam para o perigo: Éter glicólico

3- IDENTIFICAÇÃO E PERIGOS
Principais perigos: Produto nocivo por inalação e contato com a pele. Produto aquecido pode tornar o ambiente inflamável.
Efeitos agudos:
- Inalação: Quando inalados os vapores provocam irritação do nariz, garganta e trato respiratório, dor de cabeça, tontura, sonolência e náuseas. Pode afetar o sistema nervoso central, tem efeito narcótico. Exposição à névoa ou a vapores concentrados pode causar irritação severa do nariz, garganta ou trato respiratório, perda de consciência e danos aos rins e ao fígado.
- Ingestão: Ingestão de grandes quantidades do produto podem causar irritação gastrointestinal, depressão do sistema nervoso central e perda da consciência, pode causar danos aos rins e ao fígado.
- Contato com a pele: O contato com a pele causa ressecamento e irritação da pele. Pode ser absorvido pela pele em quantidades tóxicas.
- Contato com os olhos: Vapores podem causar irritação. O líquido pode causar irritação cuja cura pode ser demorada, pode irritar a conjuntiva e causar danos à córnea.
- Efeitos Ambientais: AR: Vapores do produto tornam o ambiente explosivo e nocivo.
Água: A completa miscibilidade do produto com a água indica que a volatilização, absorção e bioconcentração não são relevantes. O produto tem elevado demanda bioquímica de oxigênio e elevado potencial de biodegradabilidade. A biodegradação biológica é o mecanismo mais importante de remoção do produto. Quando diluído em água, estima-se que este material, quando liberado direta ou indiretamente no meio ambiente, não acarrete impacto ambiental significativo.
- Solo: O produto derramado sobre o solo percolará contaminando o lençol freático limitando desta forma seu uso. Devido a grande miscibilidade com a água a evaporação não é um processo importante.

4- MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS:
- Inalação: Remover a vítima da área contaminada, mantendo-a deitada, quieta e aquecida. Manter as vias respiratórias livres removendo próteses e corpos estranhos, se tiver . Ministrar respiração artificial ou oxigênio, se necessário. Cuidado para não aspirar o produto se estiver vomitando. Chamar / encaminhar ao médico.
- Contato com a pele: Remover roupas contaminadas. Não apalpar nem friccionar as partes atingidas. Lavar com água corrente abundante por 15 minutos (mínimo). Chamar / encaminhar ao médico se necessário.
- Contato com os olhos: Lavar com água corrente no mínimo por 15 minutos.
Remova lentes de contato, se tiver. Manter as pálpebras abertas durante a lavagem.
Chamar / encaminhar ao oftalmologista, se necessário.
- Ingestão: Não induzir ao vômito. Lavar a boca com água. Dar à vítima de 1 à 2 copos de água, se estiver consciente e não apresentar convulsões. Não fornecer líquido ou induzir o vômito em vítima inconsciente ou em convulsão. Deite a vítima mantendo-a aquecida, quieta e com a cabeça virada para o lado até chegar ajuda médica. Chama / encaminhar ao médico imediatamente.
- Ações a serem evitadas: Não administrar nada oralmente ou provocar o vômito em vítima inconsciente ou com convulsão.
- Notas para o médico: Não é conhecido antídoto específico. Tratamento sintomático.
Cuidar para não aspirar o produto aos pulmões.

5- MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO:
- Meios de extinção apropriados: Água neblina, CO2, Espuma p/ álcool, Pó químico.
- Meios de extinção contra indicados: Água jato pleno.
- Métodos específicos: Evacue a área e combata o fogo a uma distância segura. Utilize diques para conter a água usada no combate. Posicionar-se de costas para o vento.
Usar água em forma de neblina para resfriar equipamentos expostos nas proximidades do fogo.
- Equipamentos de proteção especial para combate ao fogo: Utilizar aparelhos de proteção de respiração independente do ar ambiente e roupas de aproximação / proteção á temperaturas elevadas.

6- MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO
Precauções pessoais: Vestir equipamento de proteção pessoal. Colocar as pessoas em segurança. Evitar contato com os olhos e pele. Evitar a inalação de névoas / vapores.
Evite o contato direto com o líquido. Reduza os vapores usando água em spray.
Remoção de fontes de ignição: Eliminar fontes quentes e de ignição.
Controle de poeira: N.A. Produto líquido.
Métodos limpeza: Recuperação: Sempre que possível recupere o produto com material não inflamável (serragem, palha ou outro material absorvente) e remova o solo contaminado colocando-os em tonéis ou container para seu reaproveitamento ou tratamento. O produto que cair na água ficará na superfície, utilize barreiras de contenção para evitar o seu espalhamento e recupere o produto.
Neutralização: N.D.
Descarte: Incineração ou aterramento de acordo com regulamentação federal ou regional.

7- MANUSEIO E ARMAZENAMENTO
- Manuseio:
Medidas Técnicas apropriadas: Providenciar ventilação exaustora onde os processos assim o exigirem. O produto deve ser manuseado obedecendo as normas e procedimentos de higiene industrial e segurança do trabalho de acordo com a legislação em vigor.
Prevenção da exposição do trabalhador: Ver seção 8.
Prevenção de incêndio e explosão: Elimine fontes quentes e de ignição. Todos os equipamentos elétricos usados devem ser blindados e a prova de explosão. As instalações e equipamentos devem ser aterrados para evitar a eletricidade estática.
Não fumar.
Precauções (para manuseio seguro): Na operação de carga/descarga deve-se evitar quedas das embalagens, descidas de rampas sem proteção e rolamento em terreno acidentado para evitar furos, amassamentos ou desaparecimento da identificação do produto.
Orientações para manuseio seguro: Tambores contendo o produto devem ser armazenados sobre estrados ou ripas de madeira, ao abrigo do sol e chuvas e longe de chamas, fogo, faíscas e fontes de calor. O descarregamento das embalagens mais pesadas deve ser feito por meio de empilhadeiras. As embalagens NUNCA devem ser jogados sobre pneus.
- Armazenamento:
Medidas Técnicas Adequadas: Local ventilado e afastados de produtos químicos incompatíveis.
Condições de armazenamento: Adequadas: Tanques de aço carbono, preferencialmente inertizados.
A evitar: Exposição de tambores sob o sol, chuva, temperaturas elevadas. Pode formar peróxidos se ficar em contato prolongado com o ar. O produto comercial contém um inibidor de oxidação não volátil. Caso o produto seja submetido a destilação, seu destilado não conterá o inibidor e estará mais sujeito à formação de peróxidos, havendo risco de explosão quando aquecido.
Produtos e materiais incompatíveis: Manter afastado de agentes oxidantes fortes, bases fortes e compostos muito reativos com grupos hidroxila.
Materiais seguros para embalagens: Recomendados: Tambores / conteiners.
De sinalização de risco: Classificação conforme Norma 704 do NFPA - National Fire Protection Agency
4 - Extremo
3 - Alto
2 - Moderado
1 - Leve
0 - Mínimo
Saúde 2
Inflamabilidade 2
Reatividade 0
Especial -

8- CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Medidas de controle de engenharia: Manter local de trabalho ventilado mantendo a concentração abaixo dos L.T. ( Limites de Tolerância ) recomendados. Em ambientes abertos e manobras posicionar-se a favor do vento.
Parâmetros de controle específicos Limites de exposição ocupacional:
BRASIL - LT / NR 15 LT - MP VM
ppm mg/m3 ppm Mg/m3
Butil glicol 39 190 N.E.
ACGIH - TWA STEL ppm mg/m3 ppm mg/m3
Butil glicol 25 120 N.E.
Pode ser absorvido pela pele
Equipamentos de proteção individual apropriado
Proteção respiratória: Em caso de ambientes confinados e em altas concentrações usar:
Filtro para vapores orgânicos - até 50 ppm
Máscara de ar suprimido de modo contínuo – até 125 ppm
Máscara de ar suprimido com filtro ou purificador com proteção para todo rosto – até 700 ppm
Máscara autônoma de ar ou máscara de ar mandado com pressão positiva com proteção para todo rosto – concentrações acima de 700 ppm..
Proteção das mãos: Luvas: borracha butílica
Proteção dos olhos: Óculos de segurança e protetor facial.
Proteção da pele e do corpo: Avental impermeável e botas de borracha butílica.
Precauções especiais: Evitar a exposição maciça a vapores. Produtos químicos só devem ser manuseados por pessoas capacitadas e habilitadas. Os EPIs devem possuir o CA (Certificado de Aprovação). Seguir rigidamente os procedimentos operacionais e de segurança nos trabalhos com produtos químicos. Nunca usar embalagens vazias (de produtos químicos) para armazenar produtos alimentícios. Nos locais onde se manipulam produtos químicos deverá ser realizado o monitoramento da exposição dos trabalhadores, conforme PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) da NR-9.
Medidas de higiene: Roupas, luvas, calçados, EPIs devem ser limpos antes de sua reutilização. Use sempre para a higiene pessoal: água quente, sabão e cremes de limpezas. Lavar as mãos antes de ir ao banheiro, comer ou beber. Não usar gasolina, óleo diesel ou outro solvente derivado de petróleo para a higiene pessoal. Bons procedimentos operacionais e de higiene industrial ajudam a reduzir os riscos no manuseio de produtos químicos.

9- PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS
Estado físico: Produto líquido e transparente
Cor: Incolor
Odor: Odor suave de éter.
pH: N.D.
Temperaturas específicas ou faixas de temperatura as quais ocorrem mudanças e estado físico:
Ponto de Ebulição: 171,2 ºC
Ponto de congelamento: - 70 ºC
Ponto de fulgor: 65,5 ºC ( Vaso fechado – TAG )
Limites de explosividade: LEI: (limite de explosividade inferior): 1,1 %
LES: (limite de explosividade superior): 12,7 %
Pressão de Vapor: 0,08 kPa @ 20 ºC
Densidade do Vapor ( Ar = 1 ): 4,6
Densidade: 0,90 a 20/4 ºC
Solubilidade: Em água: Solúvel
Solventes Orgânicos: Solúvel
Viscosidade: 3,36 mPa.s

10- INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS:
Informações de acordo com as diferentes vias de exposição:
Toxicidade aguda: Inalação: Quando inalados os vapores provocam irritação do trato respiratório, tosse e dispneia.
Ingestão: Ingestão causa irritação, dor de cabeça, náuseas e vômito. Na ingestão de grandes quantidades pode causar narcose e dificuldade de respiração. No vômito o principal risco é a aspiração para as vias aéreas.
Contato com a pele: O contato com a pele causa ressecamento e irritação da pele.
Contato com os olhos: Vapores causam irritação dos olhos.
Efeitos: Após longo período de exposição sensibiliza a pele causando alergias e agrava doenças respiratórias crônicas.
Efeitos específicos: Em qualquer dos casos recorrer imediatamente à assistência médica. Funcionários que manipulam produtos químicos devem ser monitorados biologicamente conforme PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) da NR-7. A avaliação dos efeitos tóxicos foi baseada nas ficha de segurança do fabricante / fornecedor e em dados bibliográficos.
Indicadores Biológicos: Presença de ácido butoxi-acético na urina.
Outros limites e valores: CONCENTRAÇÃO TETO (TLV-C): N.E.
CONCENTRAÇÃO LETAL (CL50): Ratos = 2.900 mg / m³ 4 horas
DOSE LETAL (DL50): homem = 1,4 ml / kg » 100 ml para uma pessoa de 70 kg
rato-oral =470 mg / kg
coelho-oral = 300 mg / kg
LIMITE DE ODOR: 0,48 ppm
IDHL: 700 ppm
11- INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS
Efeitos ambientais, comportamento e
impactos do produto: Vapores do produto tornam o ambiente inflamável. É tóxico a vida aquática .Produto biodegradável. Teste padrão de de degradação aeróbica – DBO5 73 % do teórico. É moderadamente tóxico para organismos aquáticos. No solo o produto poderá em parte percolar e contaminar o lençol freático.

12- CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO:
Métodos de tratamento e disposição:
Produto: O tratamento e a disposição do produto devem ser avaliados tecnicamente, caso a caso.
Resíduo do produto: Incineração ou aterramento de acordo com regulamentação federal ou regional.
Embalagem contaminadas: Não usar para armazenar água ou produtos para consumo humano. Queimar em incinerador ou colocar em aterro específico. Deveriam ser consideradas como lixo perigoso e tomados os cuidados de acordo com os regulamentos locais.

13- INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE:
Regulamentações internacionais: Este produto não é considerado produto perigoso para o transporte terrestre, marítimo e aéreo de acordo com os respectivos regulamentos (ADR, IMDG, IATA – DGR).
Regulamentação nacional: Este produto não é classificado como perigoso para transporte, de acordo com a Resolução 420 da Agência Nacional de Transportes Terrestres de 12 / 02 / 2004.

14- REGULAMENTAÇÕES
A Informações sobre riscos e segurança: Frases de Segurança: S – 16 = Manter afastado de qualquer chama ou fonte de faísca.
Não fumar.
S – 13 = Manter afastado de alimentos e bebidas incluindo os dos animais. S – 36 / 37 /39 = Usar roupa de proteção, luvas e equipamentoprotetor para a vista / face adequados.

15- OUTRAS INFORMAÇÕES:
As informações contidas nesta FISPQ são oferecidas com boa fé e como instrumento de orientação, sem que incorra em responsabilidade expressa ou implícita. Caso haja necessidade de esclarecimento ou informações adicionais, consulte o fabricante.




 
  Cadastre-se e receba novidades via e-mail:
 
Nome E-mail
vendas@dhermon.com.br
Copyright | Política de Privacidade
Atendimento Online